terça-feira, 21 de outubro de 2014

Trail - Terras do Lidador


 19/10/2014


 Após 8(!) longos meses de ausência,eis que estou de regresso aqui ao blogue,para partilhar com todos vocês as minhas aventuras "trailistas"!!! Nenhuma razão em especial,por fazê-lo neste trail do Lidador pois já o poderia ter feito no Trail Jesuita by Night(que representou verdadeiramente o meu regresso pós lesão) ou no Trail das Nozes....apenas porque a vontade em escrever assim o ditou,e por isso aqui vai o relato desta aventura!!
  Sendo a Maia este ano,Capital Europeia do Desporto(alguns não sabiam,não é verdade?!),e estando sempre atento ao que a história e as datas reportam,o Grão Mestre José Moutinho,não perdeu tempo,e como é seu apanágio,lá fez mais uma jogada de verdadeira mestria ao convencer as Entidades locais,a darem permissão a que fosse possível organizar uma prova de trail naquele concelho.Seria uma pena se uma prova destas não fosse contemplada nesta ano tão especial para os maiatos,pois estamos a falar na modalidade que maior "boom" de participantes teve,nos ultimos 2 anos!! Como tal,o Parque Urbano de Avioso,foi o local escolhido(e muito bem!!) para receber toda a logistica da prova,bem como a prova em si,que se iria estender quer pelo parque,quer pelos trilhos ao redor do mesmo. Havia duvidas?! Muitas mesmo,pois muito(a)s se interrogavam como seria possivel fazer uma prova com desnivel naquela zona.....mas já lá vamos.....
 Após alguns dias onde o estado do tempo foi desolador,com frio e muita chuva,no dia da prova o S.Pedro deu-nos uma "abébia",e a manhã de domingo apresentou-se nas condições perfeitas para se correr!      Chegado ao local,deparo-me com o ambiente habitual quando se fala de provas de trail: boa disposição entre todos,muitos sorrisos,muitas caras habituais e muitas caras novas(cada vez mais!),enfim uma harmonia perfeita entre todos,que só se encontra neste desporto saudável em todos os niveis(ora bem,a níivel fisico levo cada empeno que até doi....ehehehehehehe).Após levantar o dorsal,lá me dirigi para a zona do controle 0 e juntamente com o Hugo Fernandes e o Paulo Machado,aguardarmos pelas 10 horas,altura em que seria dada a partida,para 18 kms de pura aventura!!! Feita a contagem decrescente pelo organizador,o arranque é feito,e como tem sido habitual nestes ultimos tempos,a malta partiu bem rápido,de tal forma que 300 metros á frente originaram um momento hilariante,pois já iam de tal forma lançados,que nem viram as fitas de marcação do percurso e já seguiam por um caminho errado,tendo que voltar "em massa" para trás!! Logo motivo para quem assistiu a isso,como eu,de dar umas gargalhadas e mandar umas "bocas"!!! :) Retomado o trilho certo,a prova seguiu cerca de 1.5 km pelo interior do parque,e cedo percebi que as sensações e as pernas não estavam nas melhores condições....Saídos do parque,percorremos alguns metros numa rua em paralelo,até entrarmos finalmente em trilhos,e logo para fazer uma subida,das várias que caracterizou a prova: curta mas dura,do tipo não mata mas mói....No inicio da mesma,encontro o Carlos Madureira,que lá estava a dar o moral habitual,e a dizer: "Vamos lá que agora é a subir,e também faz parte...."animou-me" logo.... :) Finda a mesma,entramos num tipo de trilho que também foi caracteristico da prova: zig-zag e curvas contra curvas constantes pelo meio das árvores,a fazer com que o percurso se tornasse  técnico e espectacular! este zig-zag,levou-nos ao primeiro "ex libris da prova: o "mini elevador" como foi apelidado pela organização da prova,em sinal de homenagem ao já famoso "Elevador" da Serra de Santa Justa,e que tanto empeno dá,a quem faz os Trilhos do Paleozóico.....este é bem mais pequenino e sem a imponência do outro,mas mesmo assim dificil de ser escalado....Para dificultar ainda mais a "coisa",e para além de não estar a ter boas sensações,começo a sentir-me afrontado e com sinais de cólicas....O desconforto apodera-se de mim,o ritmo baixa drasticamente,e começo a pensar no que poderia acontecer daqui para a frente.....Levava 4 kms,e foi assim praticamente até ao abastecimento que estava situado nos 10 kms....Com isto aprendi que não posso ir jantar ao indiano na noite anterior á prova,e não posso comer um lanche misto folhado ao pequeno almoço.... :) 
 Chegado ao abastecimento,lá bebi agua e isotónico,comi um pouco de marmelada e batata frita e encontro o amigo Luís Miguel que tinha passado por mim uns kms antes....disse-lhe que não estava muito confortável e que até estava a ponderar ficar por ali....Disse-lhe para ir indo,mas prestou-se logo a dizer que ia comigo para colocar-se um pouco a conversa em dia. Obrigado amigo,pelo gesto!! São nestes momentos,que realamente se sente o espirito de amizade, de entreajuda, e camaradagem que o Trail nos proporciona.  E assim foi,arrancámos juntos, e lá fizemos uns 2 a 3 kms onde iamos fazendo perguntas e dando respostas um ao outro em relação á vida...ehehehehehe!!! Entretanto,e pós abastecimento,a prova entrava na sua parte mais dura,e para meu bem,começo a sentir-me melhor e aos poucos a estabilizar o ritmo e a ficar mais confortável.Está visto que o meu corpo gosta  de "desafios" dificeis... :) (esta foi para ti,Paulo Silva!!!) O sobe e desce é constante,e entrámos numa zona bonita da prova,onde vamos fazer uma descida na qual o terreno que calcamos era extremamente fofo e macio. O Luís diz que aquilo faz-lhe lembrar alguma coisa,ao que eu digo: UTAX!!! Sim,aquela parte do trilho,fez-me lembrar os trilhos fantasticos da Serra da Lousã!! Já agora,um abraço a todo(a)s o(a)s "guerreiro(a)s" que estiveram a fazer essa magnifica prova,no dia anterior. Ainda durante a descida,alguém me toca no ombro e chama o meu nome....Gil Megre,a fazer uma prova excelente!!! Pergunta se estava bem...Se calhar a minha cara não enganava ninguém.... :) finda a descida,a prova rola um pouco,mesmo em antes de entrarmos em nova subida,não muito inclinada,mas longa,que nos iria levar a outro "ex libris" da prova: Uma citânia romana,em pleno alto do Monte Castro de Alvarelhos! Zona espectacular,e onde a organização surpreendeu os atletas com um abastecimento extra!! E que bem que soube!!! Levava 13 a 14 kms,e sentia-me melhor e a fazer a prova de trás para a frente. Entretanto vejo que o Luís  e o Gil não estavam presentes e continuo,rumo á subida mais difícil da prova...Prova sem uma "moutinhada" não é prova e toca a subir para se sentir o que é bom!! :) A "montanha russa" ou " carrocel" (como a malta lhe chama) continuava bem presente,e após a subida,toca a descer,e surpreender,pois é incrivel como numa zona daquelas,existe condições para fazer um percurso assim!!! Para os que tinham duvidas,a resposta estava dada,e a grande altura!!! 
 Entretanto,começo a ouvir ao longe o som da zona de partida/chegada da prova.Começo a sentir que o fim estava próximo,e com isso o cansaço tambem se fazia sentir ainda mais....depois de ter feito mais um "carrocel",desço em direção a um cruzamento,onde avisto a GNR,e qual o meu espanto quando ouço o polícia a dizer-me:" Anda lá que estás muito lento!!" Olho,e vejo que é o amigo Bruno que está a fazer a patrulha!!! :)  Foi uma boa surpresa ver-te por ali!! ;).Disse para mim que estava a prova feita, mas qual o meu espanto quando a organização,em vez de me mandar em direção á entrada do Parque,me manda por outro lado e diz-me que faltam 2 kms para terminar....resignado,lá tive de continuar,claro,e mais espantado fico,quando dou de caras novamente com o "mini elevador"...Não,não!!!! Pensei logo para mim,como pensei que realmente  tinha de haver uma surpresa extra,em antes de terminar a prova....Lá subo o "elevadorzinho" e no cimo lá está o grande fotógrafo de serviço, Miguel Martins,que com o seu espirito fantastico e paixão por fotografia,nos reporta as provas com fotos de grande qualidade!!! lá ouço mais uma "boquita" e só lhe disse para estar caladinho...estava todo empenado.....
Feita a subida,pensei que as dificuldades estavam terminadas...puro engano,claro!!! :) desço em direção á entrada inferior do parque, e dali até á meta imaginem....sempre a subir,pois claro!!! Mais um "sofrimento" e até á meta foi mesmo a arrastar o corpo num trote "miserável".... :) Chego,ouço os aplausos dos presentes,onde destaco a "chefinha" Flôr Madureira,o Asdrubal Freitas,e o grande mentor desta aventura,José Moutinho que lá estava para congratular os atletas e distribuir o "buff" como prémio de finisher.Cheguei de tal forma,que em vez de dar o numero do meu dorsal,que era o 86,dei o numero 83....obrigado Asdrubal pela correcção!! :)
 Em suma,foi uma prova fantástica,uma organização irrepreensivel(não esperava outra coisa),e que não haja duvidas que estamos perante pessoas,que acima de tudo tem paixão pelo trail,e tudo fazem para que nada falte aos atletas.Flôr,Moutinho,e restante staff....como dizia aquele slogan,o trail pode passar sem vocês?!?! Poder até pode,mas todos sabemos que não é a mesma coisa!!! Estão de parabéns por terem mostrado uma vez mais,que quando há paixão por isto,pode-se fazer uma prova de trail em qualquer lugar!!! E caro José Moutinho,serás com toda a certeza,um dos melhores "traçadores" do mundo!!! Quer no descobrir e marcar trilhos,quer naquela justificação que um dia me disseste,e nunca mais vou esquecer algures na Freita: " eu sou um traçador,ou seja eu "traço a dor"!!! E de que maneira caro amigo!!! E fica aqui lançado o desafio: Porque não esta prova,em versão noturna?!?! ;) Pensem nisso.Acredito que a malta ia gostar,depois de mais este sucesso!!! ;)
 Resumindo a minha prestação individual,considero que esta prova me fez engrandecer ainda mais os niveis de superação e dor(por vezes ela aparece),e digo-vos que nunca "empenei" tanto em 18 kms como nesta prova!!! Fica também provado que os joelhos caminham para o lado certo,e mais uma vez se portaram bem,embora ainda haja alturas que sinta qualquer coisa a incomodar... :) também foi bom,para aumentar os indicies de confiança de resistência e endurance,que é aquilo que eu procuro melhorar para tentar regressar á forma do passado.... :) Um forte e sentido abraço para todo(a)s,deste vosso amigo!!!
 Em jeito de conclusão,deixo aqui os meus registos:

Trail Terras do Lidador

18 kms - 600 mts de desnivel

1H 57M 41S

65º classificação geral

34º classificação escalão

participaram cerca de 400 atletas!!! sucesso e venha o próximo!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário