segunda-feira, 13 de abril de 2015

Meia Maratona Da Posta ao Bife

11/04/2015

 Num fim de semana recheado de várias provas, quer de estrada quer de montanha,(onde destaco naturalmente o Madeira Island Ultra Trail), desloquei-me até essa bela localidade de nome Arouca, para efectuar uma prova que contemplava um pouco das duas coisas : Uma meia maratona de estrada, mas em terreno montanhoso, com partida em Arouca, e chegada a Alvarenga. E o nome da prova era sem dúvida apelativo : Da posta ao bife, ou seja, da posta arouquesa ao bife de Alvarenga!!! Muito bom!!!
  E tudo isto surgiu, num fim de semana onde não perspectivava efectuar qualquer prova....Mas em conversa no dia anterior, lá fui convencido pela querida Alice, e aceitei o desafio proposto!!
  Foi sem duvida um desafio, pois foi a primeira vez que fiz uma prova do genero e como era uma prova com um formato diferente das habituais provas de estrada( que muito raramente faço), não hesitei em ir experimentar. E em boa hora o fiz, pois gostei da experiência.
  Chegado a Arouca, deparei-me com um ambiente tranquilo junto ao local da partida...Estariam cerca de 80 atletas para fazer a prova e 20 para efectuar a caminhada. Não se podia dizer que era um grande numero de atletas, mas atendendo ao facto de ter sido um fim de semana com inúmeras provas, o balanço não podia ser assim tão mau.
Com partida dada por volta das 10 horas, lá deixamos a "posta", e fomos em direcção ao "bife", e após uma passagem pelo sempre bonito centro de Arouca, entramos na estrada que nos iria levar montanha fora, em direcção a Alvarenga. Foi um inicio rápido, e a partir do momento em que passamos essa Obra Prima que é o Mosteiro de Arouca, o terreno começou a empinar e só teve fim no momento em que passamos o km 9.5!!!! Sim, é mesmo um facto, foi sempre a subir, estrada fora, num desnivel não muito acentuado, mas que não deixou de fazer mossa, pois a "moideira" nas pernas fez-se sentir de certo que em todos, e eu não fui exepção....A paisagem era bonita, mas confesso que me custa um pouco olhar em frente e ver sempre alcatrão....e o dia estava quente....Algumas foram as vezes que visualizava á frente, as ondulações no piso feitas pelo calor.... A meio desta longa subida, tinhamos um abastecimento liquido, que foi uma preciosa ajuda, pois além de hidratar, deu para descansar e relaxar um pouco...práticas de um "trailista" que não se vê num "estradista"!! :) Mas foi coisa pouca, pois não podia ficar ali a ver " a banda passar"!!!

 A partir do km 9.5, a situação inverteu-se e começamos então a descer....Foram cerca de 7 kms, num desnivel em tudo idêntico ao que tinhamos feito a subir, onde naturalmente o ritmo imposto foi forte, a levar-me a fazer uma média de 4 min ao km....Mas a verdade é que não conseguia apanhar ninguém que seguia á minha frente, sinal claro que todos estavam a rolar bem....a meio da descida,novo abastecimento, neste caso para além dos liquidos, também tinhamos sólidos( que bem que soube um pedaço de bolo regional!!), e pensei para mim que a prova não iria terminar a descer...Resolvi não aumentar o ritmo, e manter o que levava que já era bom e dava para gerir bem o esforço e guardar alguma energia para o final. A certa altura da descida, começo a ver um rio ao fundo e penso logo para mim que estaria para breve o final da mesma. Era uma zona bonita, e onde deu para apreciar além da beleza natural, os novos passadiços que estão a ser construidos na margem do Rio Paiva! Curioso por fazer uma caminhada por lá!!!
Era então o momento do final da descida e como eu perspectivara, iria começar a subir...levava 17 kms e faltavam então 4...disse para mim que iria dar tudo naquela fase da prova e tentar fazer alguma diferença para os demais, pois a inclinação do terreno favorecia-me e tinha guardado energias para tal. Não parei nesse abastecimento e imprimi desde o inicio da subida um ritmo forte.... Lá fui, sempre sem quebrar e comecei a colher os "frutos" disso, passando naturalmente por vários atletas ao longo da subida....Fazia-se também aqui a diferença de ser um "trailista" em relação aos "estradistas"!!! :) Contabilizei 5 ou 6 passagens, e a cerca de 1 km da chegada, vejo ao longe a amiga Alice que seguia em primeiro lugar no escalão feminino!!! Fui-me aproximando, chamei por ela para lhe dar incentivo para não abrandar, mas ela não me fez a vontade e esperou por mim, para dessa forma terminarmos a prova juntos, e com isso poder ter o privilégio de a ver cortar a meta em primeiro lugar!!! Acho que nem combinado conseguiamos fazer isto!! :)
Muitos parabéns pelo resultado e por aquilo que és!! Atleta fantástica, e sempre pronta a ajudar e a incentivar!!! És um exemplo para todos!!!
  Em nota de conclusão, foi uma experiência bem positiva e engraçada, foi um treino a competir, e deu para sentir um pouco de tudo...boas sensações,alguns momentos de maior esforço e acima de tudo chegar ao fim e ficar com vontade de repetir... E assim do nada, foi uma prova que acabou por dar 1000 mts de desnivel acumulado!!600 + e 400-!!!Penso e espero que a maratona do Gerês deste ano, tenha um lugar reservado para mim!!! :)
  Uma palavra de apreço também para a organização : Gostei muito da vossa humildade, da vossa simpatia, do vosso esforço, e acima de tudo, de quererem ouvir a nossa opinião em relação á prova.Merecem a credibilidade da prova, e acredito que com uma melhor divulgação, promoção e talvez uma data mais em conta e que não coincida com tantas provas, terão a afluência de atletas que bem merecem!! E por favor, não mudem o nome à prova, pois ouvi alguém da organização dizer que o nome só faz as pessoas pensar em comer...Meu caro, se há coisa que realmente falhei nessa ida a Arouca, foi de não ter ido depois almoçar um belo bife ou uma bela posta!!! A prova surgiu com esse nome e irá continuar com o mesmo!! Assim espero!!!


  Como curiosidade, aqui fica a nota do meu registo:

   Meia maratona da Posta ao Bife/ 21kms / 1000 desnivel acumulado / 80 participantes

    Tempo - 1h 45m 17s

    Classificação Geral - 20º 




     

                

1 comentário:

  1. Parabéns pelo desempenho na prova e pelo excelente relato da mesma!...Exemplar!

    ResponderEliminar