terça-feira, 7 de abril de 2015

Trail do Lidador by Night

No passado sábado, realizou-se na cidade da Maia, mais concretamente no Parque Urbano do Avioso, a 1ª edição do Trail do Lidador by Night. Dado o sucesso da edição diurna (efectuada no mês de Outubro do passado ano) , a Confraria Trotamontes como organizadora do evento, não teve duvidas em avançar com uma versão nocturna da prova, e em boa hora o fez, pois uma vez mais, ficou comprovado que a qualidade e competência na arte de bem organizar eventos na Natureza, está ao alcance daqueles que o sabem fazer, sejam eles efectuados de dia ou de noite.
  Dado o panorama actual das provas de Trail (cada vez existem mais, embora sinal de quantidade não signifique qualidade), e da dificuldade que isso cria em calendarizar-se uma data a preceito para que não haja um "conflito de interesses" com outras provas, o dia escolhido não podia ter sido tão perfeito como o foi o do passado fim de semana. Após uma manhã a puxar o calor, e uma tarde resplandecente a convidar uma ida à praia, a noite apresentou-se perfeita para receber todos aqueles que quiseram marcar presença neste Trail denominado como um Trail de Estrelas....
E como foi bonito de se ver o brilho das estrelas no céu e o brilho de uma Lua Cheia que abrilhantou e de que maneira todo o cenário já de si encantador. A Lua  funcionou como uma simbiose perfeita, entre a constelação de estrelas que brilhavam no céu e aquelas que iam brilhar na Terra e abrilhantar os trilhos ao redor do Parque do Avioso. Mas em antes, quem brilhou foram Estrelas de um passado recente do Desporto Nacional, que ainda hoje permanecem bem cintilantes na memória de alguns. De facto, e num gesto a fazer ver ás várias entidades locais, municipais, ou estaduais, o Grão Mestre José Moutinho, resolveu homenagear uma série de atletas que brilharam ao mais alto nível nos anos 80 e 90, sendo que grande parte deles, foram atletas Olímpicos...Simplesmente brilhante, e o enorme aplauso que receberam no fim quando todos posaram para a foto, foi um mero e humilde acto de reconhecimento de todos aqueles que como eu, presentearam tamanho momento em claro sinal de respeito e admiração por tudo aquilo que conseguiram fazer em prol do desporto e neste caso do Trail, pois ainda muitos de nós imaginávamos lá correr em montanha, e aquelas pessoas já o faziam!! A todos eles, o meu muito obrigado!
  Findo este momento merecido e bonito, iria então ser dada a partida para a prova em si. Seriam 18 kms de puro entretenimento, muita aventura e muita adrenalina!! É que queiramos ou não, correr à noite, é sempre diferente e especial! Após um breve "briefing" daquilo que nos esperava ao longo do percurso, a partida é dada, e como sempre a grande velocidade!!! Os frontais, apontavam em direcção aos reflectores, e estes "apenas" nos tinham de iluminar o caminho a seguir! Após uma breve volta pelo interior do Parque, saímos do mesmo, e fomos numa cavalgada galopante, em direcção aos trilhos que nos iriam proporcionar um percurso muito interessante e com alguma variedade! A qualidade estava lá, e foi o inicio de um "zig zag", ou de um "serpenteado" á volta de um "carrocel" que são as matas de São Pedro do Avioso!! E o percurso contempla-nos de tudo um pouco: zonas técnicas, subidas curtas mas intensas, descidas onde todo o cuidado é pouco, e zonas rolantes. Senti com todo este cenário, uma descontracção e uma sensação boa em correr, e lá fui, trilho fora, a apreciar todo o encanto que a noite me estava a proporcionar. E estive sempre acompanhado nesta aventura, pois das vezes em que não sentia uma alma humana ao meu lado, tinha a companhia das estrelas e de um luar sublime que me iluminava ainda mais o trilho a ser seguido. Algumas foram as vezes que olhei para a Lua, como se de uma bela mulher se tratasse... :)  Era quase como a Estrela Polar a indicar o Norte.... Numa primeira parte da prova (até ao local do abastecimento) e dadas as caracteristicas do percurso, o ritmo foi forte e intenso, sendo que na segunda parte, esse mesmo ritmo foi mais suave dado ao acréscimo das dificuldades e ao cansaço que entretanto se sobrepôs, e que me levou também a ver o chão e as estrelas ao mesmo tempo, pois o tropeçar numa pedra, fez-me tombar, e ficar durante cerca de 1 km com uma dor insuportável num pé, ao ponto de imaginar que a prova se iria concluir ali...Mas é nestas alturas que tem de vir ao de cima o nosso espírito de sacrifício, de luta, de vontade e de superação e foi isso que fiz.
O caminho era em frente e tinha do o continuar a "trilhar"!! É que uma aventura só pode ser contada se tiver um fim, e neste caso, não seria  justo ficar a meio dela e não contar por exemplo a passagem pelo Monte Castro de Alvarelhos, onde se situa uma Citânia Romana (que muitos não viram por ser de noite), ou a passagem pela "moutinhada" habitual que é sempre contemplada nas provas traçadas por este "traça-dor" de natureza genuína! Até ao fim, ainda houve tempo de saltar uma "cerca" em forma de portão, fazer mais uma ou outra subida, contemplada depois com a natural descida, e um novo "zig-zag" em antes da entrada final no parque, que nos levaria até à meta. 
  Em jeito de conclusão, mais uma vez assistimos a uma prova exemplar, onde nada falhou, e onde toda a gente se divertiu. Marcações exemplares (diria até, que estava demasiadamente bem marcada!! :) ) , colocação de elementos do staff em locais estratégicos, abastecimento perfeito, tudo,tudo muito bem aproveitado. E isto só se consegue com muito trabalho, e sacrificio por parte da organização....E uma vez mais, foi feito um Trail de laboratório, como já foi dito no passado pelo Grão Mestre.....Este método cientifico começa a dar que falar, e é prova assente que é possivel fazer um trail em qualquer lado....Uma palavra também, para Gonçalo Mendes da Maia, um maiato de gema, que no seu tempo foi co-designado como "O Lidador" , nome que se dá a esta prova....estará de certo este comandante dos tempos de D.Afonso Henriques, orgulhoso pelo feito de todos estes "guerreiros e guerreiras" que iluminaram por uma noite, a sua terra e a sua cidade!! 
 Da minha parte, todos merecem os meus sinceros parabéns, desde os vencedores das diferentes categorias,aos demais participantes!! Afinal, trail é mesmo isto, todos somos iguais, todos partilhamos o mesmo gosto, o mesmo trilho, independentemente do tempo que se leva a concluir uma prova!! Aqui ,não há diferenciação entre elites e os demais!! "Merci Monsieur" Francois D`haene, pela brilhante atitude que teve há bem pouco tempo em relação a este tema!!
 
 Como curiosidade, aqui ficam os meus registos :


Trail Terras do Lidador By Night - 18 kms/ 600 D+ /303 Participantes

Tempo - 1h 48m 39 s

Classificação Geral - 21º

Classificação de Escalão - 13º

Um forte abraço deste vosso amigo,

                                                                   Diogo João

Sem comentários:

Enviar um comentário